A TEORIA DA REGULAÇÃO: UMA SUCINTA APROXIMAÇÃO COM A GEOGRAFIA

Autores

  • Tiago Roberto Alves Teixeira UNESP - RIO CLARO

Resumo

O principal objetivo deste artigo é analisar a Teoria da Regulação e de que forma esta tem contribuído para as Ciências Geográficas. A Escola da Regulação interessada em compreender os motivos que levam o regime de acumulação capitalista a passar por períodos de desenvolvimento, estabilidade e crise, construiu uma teoria concisa e sólida, a qual, apesar de pouco difundida no Brasil, tem recebido ampla aceitação em diversos países como França, Inglaterra, Alemanha e Estados Unidos, influenciando diversas ciências como a Geografia e a Sociologia. Na geografia a Teoria da Regulação tem influenciado muitos autores, principalmente aqueles que se desdobram em análises sobre o regime de acumulação capitalista e de que forma suas transformações modificam o espaço em que estamos inseridos e nas pesquisas pertinentes às diferentes modalidades de governança e sua relação com a reprodução e desenvolvimento do capital nos novos espaços industriais como os Arranjos Produtivos Locais, os Distritos Industriais Marshalianos, os Clusters entre outros.

Biografia do Autor

Tiago Roberto Alves Teixeira, UNESP - RIO CLARO

Possui Licenciatura (2009) e Bacharelado (2010) em Geografia pela Universidade Estadual do Paraná (Campo Mourão). Possui também especialização em Psicopedagogia Institucional (2012). Atualmente é discente do programa de mestrado da UNESP campus de Rio Claro. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Política e Geografia Econômica. Bolsista CAPES.

Downloads

Publicado

2016-03-21

Como Citar

ALVES TEIXEIRA, T. R. A TEORIA DA REGULAÇÃO: UMA SUCINTA APROXIMAÇÃO COM A GEOGRAFIA. Terr@ Plural, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 10–23, 2016. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/tp/article/view/4531. Acesso em: 9 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos