A TEORIA DA REGULAÇÃO: UMA SUCINTA APROXIMAÇÃO COM A GEOGRAFIA

Autores/as

  • Tiago Roberto Alves Teixeira UNESP - RIO CLARO

Resumen

O principal objetivo deste artigo é analisar a Teoria da Regulação e de que forma esta tem contribuído para as Ciências Geográficas. A Escola da Regulação interessada em compreender os motivos que levam o regime de acumulação capitalista a passar por períodos de desenvolvimento, estabilidade e crise, construiu uma teoria concisa e sólida, a qual, apesar de pouco difundida no Brasil, tem recebido ampla aceitação em diversos países como França, Inglaterra, Alemanha e Estados Unidos, influenciando diversas ciências como a Geografia e a Sociologia. Na geografia a Teoria da Regulação tem influenciado muitos autores, principalmente aqueles que se desdobram em análises sobre o regime de acumulação capitalista e de que forma suas transformações modificam o espaço em que estamos inseridos e nas pesquisas pertinentes às diferentes modalidades de governança e sua relação com a reprodução e desenvolvimento do capital nos novos espaços industriais como os Arranjos Produtivos Locais, os Distritos Industriais Marshalianos, os Clusters entre outros.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Tiago Roberto Alves Teixeira, UNESP - RIO CLARO

Possui Licenciatura (2009) e Bacharelado (2010) em Geografia pela Universidade Estadual do Paraná (Campo Mourão). Possui também especialização em Psicopedagogia Institucional (2012). Atualmente é discente do programa de mestrado da UNESP campus de Rio Claro. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Política e Geografia Econômica. Bolsista CAPES.

Publicado

2016-03-21

Cómo citar

ALVES TEIXEIRA, T. R. A TEORIA DA REGULAÇÃO: UMA SUCINTA APROXIMAÇÃO COM A GEOGRAFIA. Terr@ Plural, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 10–23, 2016. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/tp/article/view/4531. Acesso em: 5 dic. 2025.

Número

Sección

Artículos