Mapeamento da exclusão/inclusão social no espaço intra-urbano com dados censitários: experiência a partir da cidade de Ponta Grossa (PR) - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/TerraPlural.v.2i1.087102

Autores

  • Ederson Nascimento UEPG
  • Lindon Fonseca Matias Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar um sistema de indicadores sociais produzido para subsidiar a realização de mapeamentos da exclusão/inclusão social no espaço intra-urbano. Utilizou-se como parâmetro a metodologia do Mapa da Exclusão/Inclusão Social de São Paulo, empregando, contudo, somente dados do censo demográfico de 2000, visando assegurar a aplicabilidade da metodologia a outras realidades, bem como a coerência na mensuração das dimensões do processo de exclusão/inclusão social. Este novo sistema foi aplicado à cidade de Ponta Grossa (PR) e apresentou resultados bastante condizentes com a realidade observada das desigualdades socioespaciais vigentes no espaço intra-urbano local, evidenciando assim a sua importância para a produção de informações sobre as condições de vida da população urbana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ederson Nascimento, UEPG

Mestre em Gestão do Território, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG.

Lindon Fonseca Matias, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Professor Doutor do Departamento de Geografia da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP

Downloads

Publicado

2010-05-05

Como Citar

NASCIMENTO, E.; MATIAS, L. F. Mapeamento da exclusão/inclusão social no espaço intra-urbano com dados censitários: experiência a partir da cidade de Ponta Grossa (PR) - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/TerraPlural.v.2i1.087102. Terr@ Plural, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 87–102, 2010. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/tp/article/view/1165. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos