Espaço escolar e violência no cotidiano vivido por crianças e adolescentes em Ponta Grossa-PR, 2005 - 2007. - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/TerraPlural.v.2i1.133143
Abstract
Este artigo tem por objetivo compreender o papel do espaço escolar nas relações sociais cotidianas vividas por crianças e adolescentes de instituições de ensino público em Ponta Grossa. Neste contexto encontra-se a violência escolar, grave problema enfrentado pelas escolas atualmente, existindo diferenças na distribuição espacial das ocorrências dos atos violentos cometidos pelo grupo social infanto-juvenil. Para cumprir o propósito do trabalho de investigação foram levantados os dados da Polícia Militar do Programa da Patrulha Escolar instituído em 2004 e realizadas entrevistas exploratórias com policiais e dirigentes das escolas. A partir dos boletins de ocorrências foi construído o perfil da violência e as características das pessoas envolvidas. Há evidências de que as ocorrências são mais freqüentes em escolas que congregam alunos da faixa etária da adolescência e que possuem clientelas de áreas urbanas bastante diversificadas, aumentando a possibilidade de conflitos. Enfim, o espaço escolar apresenta sua complexidade na medida em que compõem e é composto pela sociedade e ao mesmo tempo possui regras próprias, além disso, possibilita também produzir a resistência contra o aumento da violência urbana.Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Revista Terr@ Plural will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion, and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The authors get permission to publish the contribution in other media, printed or digital, it may be in Portuguese or translation since the publication is credited to Revista Terr@ Plural. It allows the self-archiving of published articles in institutional repositories, thematic repositories, or personal web pages in the pdf version downloaded from the journal's site.