A cidade na sala de aula: estudo sobre os espaços de lazer com jovens do ensino médio

Autores

  • Flavia Cristina Coletti Universidade Estadual do Centro-Oeste UNICENTRO
  • Marquiana de Freitas Vilas Boas Gomes Universidade Estadual do Centro - Oeste do Paraná UNICENTRO

Palavras-chave:

lazer, ensino de geografia, cidade educadora

Resumo

A relação entre cidade e educação é um meio para a formação da cidadania, e a geografia escolar pode contribuir neste processo. Discute-se neste artigo, através de pesquisa-ação realizada com jovens do ensino médio de uma escola pública na cidade de Guarapuava, como os jovens se apropriam de conhecimentos de geografia no cotidiano como forma de desenvolvimento do pensamento geográfico. Com espaços de lazer como tema, aplicou-se uma sequência didática de coleta de dados por meio de questionário, mapas mentais, pesquisa de campo e rodas de conversa. Foram verificados mecanismos, no conjunto de conteúdos, conceitos e procedimentos da geografia escolar, para a formação da cidadania no protagonismo do jovem no reconhecimento dos problemas e na construção de soluções para ler, interpretar e agir sobre a cidade.

Biografia do Autor

Flavia Cristina Coletti, Universidade Estadual do Centro-Oeste UNICENTRO

mestranda no Programa de Pós-Graduação em Geografia - UNICENTRO

Marquiana de Freitas Vilas Boas Gomes, Universidade Estadual do Centro - Oeste do Paraná UNICENTRO

Professora no Programa de Pós-Graduação em Geografia - UNICENTRO

Downloads

Publicado

2020-07-25

Como Citar

COLETTI, F. C.; GOMES, M. de F. V. B. A cidade na sala de aula: estudo sobre os espaços de lazer com jovens do ensino médio. Terr@ Plural, [S. l.], v. 14, p. 1–23, 2020. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/tp/article/view/13704. Acesso em: 20 abr. 2024.