Ensinando geografia para alunos surdos e ouvintes: algumas adaptações na prática pedagógica

Authors

  • RICARDO LOPES FONSECA Universidade Estadual de Londrina
  • ELOIZA CRISTIANE TORRES Universidade Estadual de Londrina

Abstract

Este estudo engloba as principais características sobre a educação inclusiva do aluno surdo nas salas de aulas, bem como os resultados coletados durante o processo da confecção da dissertação sobre este tema. São várias as reflexões que se apresentam no transcorrer deste trabalho. A expectativa é que os pensamentos aqui mencionados sejam de fácil compreensão para o leitor e que consigam despertar a consciência e o senso crítico com referência à situação do modelo de inclusão de alunos surdos nas escolas públicas do Brasil. Considera-se educação inclusiva o método de inclusão de distúrbios de aprendizagem na rede básica de ensino. Essa discussão é direcionada para a variedade de implicações sobre o ensino de Geografia para os alunos surdos, visto que o ensino para alunos surdos deve ser visto com muita atenção, já que as propostas pedagógicas direcionadas para o indivíduo surdo têm como finalidade possibilitar o crescimento total de suas capacidades, porém, o que se percebe é que não é isso que ocorre nas salas de aulas. O objetivo geral deste estudo é o de aplicar várias metodologias para o ensino de Geografia em salas de aulas com alunos surdos e ouvintes, com o objetivo de averiguar a validade de cada uma das possibilidades pedagógicas aplicadas, ou seja, se é possível seu aproveitamento em sala de aula com os dois grupos de alunos.

Author Biographies

RICARDO LOPES FONSECA, Universidade Estadual de Londrina

Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá - UEM, Mestre pelo Programa de Mestrado em Geografia: Dinâmica Espaço Ambiental da Universidade Estadual de Londrina - UEL. Atuando principalmente nos seguintes temas: métodos e práticas em ensino de Geografia e inclusão de alunos com necessidades especiais.

ELOIZA CRISTIANE TORRES, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Geografia

Published

2014-04-29

How to Cite

FONSECA, R. L.; TORRES, E. C. Ensinando geografia para alunos surdos e ouvintes: algumas adaptações na prática pedagógica. Terr@ Plural, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 223–240, 2014. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/tp/article/view/4321. Acesso em: 22 jul. 2024.