Rede Social do turismo em Campo Mourão – PR: relações de poder e influências

Autores

  • Larissa de Mattos Alves
  • Márcia da Silva

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo identificar a rede social do turismo em Campo Mourão - PR e analisar as relações de poder que influenciam o setor. Na qualidade de atores locais, foram selecionados os prestadores de serviços hoteleiros, o poder público municipal e as entidades representativas do turismo local. A rede social foi identificada por meio da realização de entrevistas sobre as relações sociais estabelecidas entre os atores do setor turístico. A amostra totaliza 32 entrevistados vinculados ao turismo local, considerados atores e/ou grupos de poder. Este trabalho conclui-se com a identificação e análise da rede social do turismo local, possível com o auxílio do software Ucinet 6.0, que permite a elaboração de sociogramas e informações imprescindíveis na análise das redes, como densidade, centralidade, centralização, intermediação e proximidade.

Biografia do Autor

Larissa de Mattos Alves

Bacharel em Turismo e Meio Ambiente e Especialita em Educação, Planejamento e Gereciamento do Meio Ambiente pela FECILCAM. Mestre em Geografia pela UEM. Professora do Curso de graduação em Turismo e Meio Ambiente da Unespar/Fecilcam. 

Márcia da Silva

Graduada (Licenciatura e Bacharelado) e pós-graduada em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP de Presidente Prudente.  Desenvolve pesquisas em temáticas voltadas à Geografia Política, mais especificamente sobre poder local, redes e dinâmica do território, áreas nas quais tem projetos financiados pelo CNPq e pela Fundação Araucária.  É professora da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), em Guarapuava, no Paraná. Atua como professora permanente do programa de pós-graduação (Mestrado e Doutorado) em Geografia da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Orienta alunos de doutorado, mestrado, iniciação científica e PET dos cursos de Geografia da UNICENTRO e da UEM. É líder do Grupo de Pesquisa em Estudos Políticos e Análise Urbano-Regional e pesquisadora do Grupo de pesquisas sobre as dinâmicas política, econômica e social (GEPES). Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado) em Geografia da Unicentro (2009-2011) e membro da diretoria da ANPEGE (2007-2009). É membro do Comitê Assessor de Área (CAA - Ciências Humanas) da Fundação Araucária. Bolsista Produtividade em Pesquisa pela Fundação Araucária.

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Publicado

2014-04-29

Como Citar

ALVES, L. de M.; SILVA, M. da. Rede Social do turismo em Campo Mourão – PR: relações de poder e influências. Terr@ Plural, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 251–268, 2014. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/tp/article/view/4328. Acesso em: 23 abr. 2024.