A METODOLOGIA DA HISTÓRIA ORAL E SEU USO EM PESQUISAS ETNOECOLÓGICAS

Authors

  • Adelita Staniski Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Nicolas Floriani Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Adnilson de Almeida Silva UNIR

Abstract

O presente estudo procura através de uma investigação e revisão bibliográfica da temática, demonstrar as vantagens da utilização da história oral na pesquisa etnoecológica. A contextualização histórica é muito importante na compreensão da relação homem-meio e é enriquecida com os relatos orais, os quais estão relacionados aos modos de vida das populações tradicionais. A história oral como metodologia tem se mostrado uma das significativas ferramentas nas pesquisas etnoecológicas, por abrir possibilidades e permitir compreender a sobrevivência, a relação homem-meio, a compartimentação de sua visão de mundo, de sua memória individual e coletiva, o que se caracteriza como saberes vernaculares. A história oral colabora para o registro das informações, ao tempo em que valoriza e permite que as pessoas com uma faixa etária mais avançada possam compartilhar suas experiências e com isso contribuir para a manutenção dos valores culturais, sociais espirituais e ambientais, despertando interesses para as gerações mais jovens que estão inseridas nas mais distintas populações tradicionais.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Adelita Staniski, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Licenciada em Geografia e Mestranda pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); Pesquisadora do Grupo de Pesquisas Interconexões/UEPG

Nicolas Floriani, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento/UFPR; Professor do Departamento e do Programa de Pós-graduação (Mestrado e Doutorado) em Geografia/UEPG; Pesquisador do Grupo de Pesquisas Interconexões/UEPG. 

Adnilson de Almeida Silva, UNIR

Mestre em Geografia/UNIR; Doutor em Geografia/UFPR; Docente do Departamento de Geografia e dos Programas de Pós Graduação em Geografia (PPGG/UNIR) e do Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA/UNIR)

Published

2016-03-21

How to Cite

STANISKI, A.; FLORIANI, N.; SILVA, A. de A. A METODOLOGIA DA HISTÓRIA ORAL E SEU USO EM PESQUISAS ETNOECOLÓGICAS. Terr@ Plural, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 119–134, 2016. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/tp/article/view/7452. Acesso em: 5 dec. 2025.

Issue

Section

Articles