O Patrimônio Cultural da Força Expedicionária Brasileira e sua representação em diferentes espaços de memória no Brasil

Autores/as

  • Viviane Regina Caliskevstz Programa de de Pós-Graduação em Geografia – Doutorado em Geografia (UEPG)

Palabras clave:

Museu do Expedicionário de Curitiba, Museu itinerante e virtual, Brasil na Segunda Guerra Mundial.

Resumen

este artigo busca mostrar aspectos da representatividade social de acervos relacionados ao Patrimônio Cultural da Força Expedicionária Brasileira – FEB, em diferentes espaços de memória. Metodologicamente há três formas de exposições de acervos museológicos: um espaço físico - Museu do Expedicionário de Curitiba (PR); um espaço virtual - Portal da FEB; um museu itinerante - Museum da Guerra (SC). Os dados quantitativos sobre museus pautam-se em documentos do IBGE e IBRAM. A geografia social aborda teoricamente o debate sobre as novas manifestações culturais no cotidiano social atual, tendo seu campo de análise nos espaços de memória físico, virtual e itinerante, construídos independentes do aparelho do Estado. O envolvimento social no processo de preservação e valorização se apresenta como o principal elemento, mostrando que a constituição do patrimônio da FEB depende muito mais dos sujeitos que se identificam com os acervos preservados, do que propriamente a oficialização institucional dos bens patrimoniais.

Biografía del autor/a

Viviane Regina Caliskevstz, Programa de de Pós-Graduação em Geografia – Doutorado em Geografia (UEPG)

Licenciada em Geografia pela Univesidade estadual do Centro - Oeste. Mestre em Geografia e Gestao do Territorio pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia e Doutora em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia – Doutorado em Geografia (UEPG).

Publicado

2022-09-14

Cómo citar

CALISKEVSTZ, V. R. O Patrimônio Cultural da Força Expedicionária Brasileira e sua representação em diferentes espaços de memória no Brasil. Terr@ Plural, [S. l.], v. 11, n. 1, 2022. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/tp/article/view/10427. Acesso em: 23 nov. 2024.