O PERCURSO PEDESTRE DA ‘LEVADA DE PISCAREDO’ (NOROESTE DE PORTUGAL): POTENCIALIDADES GEOPATRIMONIAIS EM ESPAÇOS MULTIFUNCIONAIS

Autores/as

  • Antonio Vieira CEGOT Departamento de Geografia Universidade do Minho http://orcid.org/0000-0001-6807-1153
  • Renato Silva Universidade Federal da Uberlândia
  • Sílvio Carlos Rodrigues Universidade Federal da Uberlândia

Palabras clave:

Levadas, multifuncionalidade, geopatrimónio, noroeste de Portugal

Resumen

O crescente desenvolvimento da investigação relacionada com a temática do geopatrimónio e o seu potencial de aplicação a espaços diversificados, especialmente a território afastados das dinâmicas económicas mais significativas, tem permitido a sua difusão e mesmo a sua ligação a novas problemáticas e espaços multifacetados potenciais. Neste contexto, propõe-se a implementação de estratégias de inventariação e promoção geopatrimonial, especialmente direcionadas para o património geomorfológico, nas estruturas antrópicas ancestrais, os canais derivados multifuncionais, já aproveitadas como forma de percursos pedestres, propondo a valorização e promoção integrada do território onde se inscreve.

Publicado

2018-10-10

Cómo citar

VIEIRA, A.; SILVA, R.; RODRIGUES, S. C. O PERCURSO PEDESTRE DA ‘LEVADA DE PISCAREDO’ (NOROESTE DE PORTUGAL): POTENCIALIDADES GEOPATRIMONIAIS EM ESPAÇOS MULTIFUNCIONAIS. Terr@ Plural, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 307–319, 2018. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/tp/article/view/11826. Acesso em: 21 nov. 2024.