Comportamento dos radionuclídeos potássio, urânio e tório em relação à granulação dos depósitos cenozóicos que capeiam o granito Serra do Carambeí - Pr. Doi: http://dx.doi.org/10.5212/TerraPlural.v.4i1.095112

Autores/as

  • Luiz Carlos Godoy Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
  • André Virmond Lima Bittencourt Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Leonardo José Cordeiro Santos Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Francisco José Fonseca Ferreira Universidade Federal do Paraná - UFPR

Resumen

A pesquisa teve como objetivo realizar uma avaliação da vulnerabilidade natural à contaminação das águas subterrâneas no campus da Universidade Federal de Santa Maria - RS (UFSM). A metodologia baseia-se na análise ambiental por geoprocessamento, conforme Xavier da Silva (2001). Do total da área em estudo, 47,17% dela foi identificada como de média vulnerabilidade, 32,12% como de baixa vulnerabilidade e 20,71% como de alta vulnerabilidade. Essa última é a que exige um maior cuidado com respeito a sua ocupação, pois além de ser a área mais suscetível à contaminação dos aquíferos, nela se situa o setor urbanizado do campus.

Biografía del autor/a

Luiz Carlos Godoy, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Departamento de Geociências - Paleontologia, Geologia Ambiental, Recursos Minerais não metálicos

André Virmond Lima Bittencourt, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Geólogo

Leonardo José Cordeiro Santos, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Geógrafo Físico

Francisco José Fonseca Ferreira, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Geólogo

Publicado

2011-03-21

Cómo citar

GODOY, L. C.; BITTENCOURT, A. V. L.; SANTOS, L. J. C.; FERREIRA, F. J. F. Comportamento dos radionuclídeos potássio, urânio e tório em relação à granulação dos depósitos cenozóicos que capeiam o granito Serra do Carambeí - Pr. Doi: http://dx.doi.org/10.5212/TerraPlural.v.4i1.095112. Terr@ Plural, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 95–112, 2011. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/tp/article/view/1690. Acesso em: 20 dic. 2024.

Número

Sección

Artículos