Uma análise sobre a logística e suas interconexões com o território: os casos do Centro Logístico Industrial Aduaneiro de Ponta Grossa e do Aeroporto de Cargas dos Campos Gerais do Paraná - DOI: 10.5212/ TerraPlural.v.5i1.0005
Palabras clave:
Logística. Fluxos. Território. Campos Gerais do Paraná.Resumen
Entre o final dos anos 1980 e durante os anos 1990 acontece uma intensa abertura da economia brasileira ao comércio internacional, (re)surgindo assim a questão da organização do território fundamentada na procura da otimização e da fluidez, de forma a intensifi car a circulação de mercadorias e de informações, a especialização da produção e a intensificação da divisão do trabalho. A logística territorial volta a frequentar a agenda política nacional e regional como forma de trazer maior competitividade às empresas, como no caso dos projetos do CLIA – Centro Logístico Industrial Aduaneiro de Ponta Grossa - e do Aeroporto de Cargas de Tibagi, na região dos Campos Gerais do Paraná. Neste artigo são demonstrados os limites destes projetos segundo os conceitos de território empregados na Geografia.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La revista Terr@ Plural retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a Las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Terr@ Plural. Si permite el autoarchivo de los artículos publicados, en repositorios institucionales, temáticos o páginas webs personales en la versión pdf bajada del site de la revista.