O contexto escolar dialogando com microterritorialidades urbanas: possibilidades includentes. DOI: 10.5212/TerraPlural.v.6i2.0011

Autores/as

  • Carlos Henrique de Oliveira Aigner Prefeitura Municipal de Porto Alegre
  • Claudia Luisa Pires UFRGS

Resumen

 

Este artigo trata de algumas reflexões sobre duas importantes abordagens conceituais no contexto da escola: cotidiano e microterritorialidade. Estes conceitos buscam auxiliar a compreensão da organização socioespacial no e do espaço e como estas contribuem para a valorização e construção de saberes e práticas de sujeitos e espaços sociais. Apresenta uma discussão em torno do papel da escola e do ensino de geografia numa lógica que tenta se contrapor à padronização e generalização de conteúdos, práticas e conceitos. Pretende posicionar, a partir dos educandos, outros olhares sobre a dinâmica espacial, especificamente, sob diferentes formas de sociabilidade do espaço urbano, a partir de suas vivências no e com o espaço na tentativa de dialogar com seu próprio conhecer e possibilitar diferentes formas de participação na sociedade.

 

Biografía del autor/a

Carlos Henrique de Oliveira Aigner, Prefeitura Municipal de Porto Alegre

Possui Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) , Bacharelado em Geografia pela Universidade Luterana do Brasil (2007) e Mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e iniciou o Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Professor da Rede Municipal de Ensino em Porto Alegre , atualmente exerce a função de Diretor da EMEF. Prof. Larry José Ribeiro Alves. Tem experiência nas áreas de ensino e pesquisa em educação ambiental, gestão escolar, ensino de Geografia e Estudos Sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e pesquisa, educação ambiental e cidadania, gestão escolar, práticas de ensino, metodologias para o ensino e educação popular.

Claudia Luisa Pires, UFRGS

Possui Licenciatura Plena em Geografia (1997) e Bacharelado em Geografia (1998) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Geografia (UFRGS/2000) e Doutora em Geografia (UFRGS/2010). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua em linhas de pesquisas com ênfase em estudos regionais, conflitos urbanos, educação e cidadania e análise territorial. Tem experiência na área de ensino de geografia e educação popular. Integra o grupo de pesquisa interdiciplinar Observatório Franco-Brasileiro de Cidades da Periferia com atuação no município de Canoas e Geografia: cotidiano, território, ambiente e paisagem na educação da cidade.

Publicado

2012-03-29

Cómo citar

AIGNER, C. H. de O.; PIRES, C. L. O contexto escolar dialogando com microterritorialidades urbanas: possibilidades includentes. DOI: 10.5212/TerraPlural.v.6i2.0011. Terr@ Plural, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 353–365, 2012. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/tp/article/view/3277. Acesso em: 22 jul. 2024.