Reflexões sobre os conflitos entre a manutenção da cultura local rural e o anseio por “modernidades” na vila do distrito de Guaragi, em Ponta Grossa –PR
Resumen
Este trabalho apresenta reflexões sobre a relação entre a manutenção da cultura local do Distrito de Guaragi, no município de Ponta Grossa – PR, frente às modernidades adquiridas por esse local, vindas principalmente através dos meios midiáticos e do contato com o urbano. Através de levantamento bibliográfico e da aplicação de questionários diretos e aleatórios à população residente na vila do distrito, buscou-se identificar e compreender as características culturais que se estabelecem nesse espaço. Os moradores da vila distrital encontram-se influenciados pelas modernidades oferecidas pela proximidade com os núcleos urbanos e a mídia. A vila pode ser considerada um espaço híbrido, de transição entre rural e urbano. A falta de estudos sobre a temática, a deficiência na organização política do local, e a pouca representatividade econômica faz com que o distrito seja tratado com descaso pelas diversas escalas do poder público, e a população careça de diversos serviços, buscados no espaço urbano de Ponta Grossa e dos municípios vizinhos. Nesse sentido, essa pesquisa buscou contribuir com as discussões conceituais sobre distrito rural, na apresentação de um instrumento que poderá ser utilizado pelo Poder Público para oferecer melhor condição de vida a população e nas discussões sobre a relação campo-cidade.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La revista Terr@ Plural retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a Las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Terr@ Plural. Si permite el autoarchivo de los artículos publicados, en repositorios institucionales, temáticos o páginas webs personales en la versión pdf bajada del site de la revista.