Aplicação da análise visual em duas unidades de paisagem da bacia hidrográfica do rio Pitangui/ PR mediante processamentos digitais
Resumen
Atualmente, muitos são os métodos para análise e caracterização das paisagens; porém, de maneira maciça, as técnicas de SIG (Sistemas de Informação Geográfica) e SR (Sensoriamento Remoto) apresentam impactos na produção e disponibilização de produtos cartográficos, minimizando custos e otimizando a validação a campo. Neste contexto, esta pesquisa foi desenvolvida utilizando classificação qualitativa, ou seja, visual, voltada à caracterização e ao reconhecimento de padrões físicos, bem como de ocupação de duas unidades de paisagem pertencentes à bacia hidrográfica do rio Pitangui, a qual abrange os municípios de Castro, Carambeí e Ponta Grossa, localizados a centro-leste do Estado do Paraná. O estudo envolveu a utilização de imagem de satélite Landsat 5 TM, a qual forneceu visão global, particular das unidades e os valores de refletância dos alvos nelas contidos. Os dados referentes as bandas espectrais e do relevo foram integrados, relacionados e espacializados em ambiente SIG, extraindo variáveis de relevo e de hidrografia a fim de se realizar reconhecimento visual e topográfico prévio das unidades. Como resultado, nota-se que ambas as unidades de paisagem apresentam heterogeneidade nos padrões tanto físicos quanto de uso e ocupação. A primeira unidade possui características topográficas em algumas áreas as quais impedem o manejo, notadas principalmente à sudeste da área. A segunda unidade, apesar de possuir relevo o qual favorece mais o uso e ocupação, possui porções mais elevadas e declivosas observadas principalmente ao norte, nordeste e sudeste da área.
Descargas
Archivos adicionales
- ojs, localizaçao áreas.jpg (Português (Brasil))
- ojs, etapas.jpg (Português (Brasil))
- ojs, MDT primeira unidade.jpg (Português (Brasil))
- ojs, MDT segunda unidade.jpg (Português (Brasil))
- ojs, declividade paisagem 1.jpg (Português (Brasil))
- ojs, declividade paisagem 2.jpg (Português (Brasil))
- ojs, aspecto paisagem 1.jpg (Português (Brasil))
- ojs, aspecto paisagem 2.jpg (Português (Brasil))
- ojs, direçao escoamento paisagem 1.jpg (Português (Brasil))
- ojs, direçao escoamento paisagem 2.jpg (Português (Brasil))
- ojs, sub bacias paisagem 1.jpg (Português (Brasil))
- ojs, sub bacias paisagem 2.jpg (Português (Brasil))
- ojs, uso e ocupaçao paisagem 1.jpg (Português (Brasil))
- ojs, uso e ocupaçao paisagem 2.jpg (Português (Brasil))
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Terr@ Plural

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
La revista Terr@ Plural retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a Las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Terr@ Plural. Si permite el autoarchivo de los artículos publicados, en repositorios institucionales, temáticos o páginas webs personales en la versión pdf bajada del site de la revista.









