ESCALAS NA ECOLOGIA DA PAISAGEM

Autores/as

  • Christiane Niedzielski de Lima Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Rosemeri Segecin Moro Universidade Estadual de Ponta Grossa

Palabras clave:

paisagem, escala espacial, escala temporal.

Resumen

A necessidade de estabelecer uma dimensão da área investigada em Ecologia de Paisagens leva a definição de sistemas de classificação em unidades de paisagem, que oferecem atribuições escalares ao conceito de paisagem. Todas as paisagens apresentam interações entre elementos espaciais e temporais que as caracterizam, no entanto o entendimento de escalas difere significativamente entre ecólogos e geógrafos. Na Geografia, em função da solidez conceitual, existe pouca preocupação com a escala como problema metodológico, enquanto que para a Ecologia este conceito tem merecido considerável atenção. Nesta análise procura-se esclarecer conceitos relacionados a escala nos estudos sintéticos eco-geográficos em paisagem.

Biografía del autor/a

Christiane Niedzielski de Lima, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestrado em Gestão do Território, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná, BR.

Rosemeri Segecin Moro, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia, Mestrado em Gestão do Território, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná, BR.

Publicado

2016-03-21

Cómo citar

NIEDZIELSKI DE LIMA, C.; SEGECIN MORO, R. ESCALAS NA ECOLOGIA DA PAISAGEM. Terr@ Plural, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 68–83, 2016. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/tp/article/view/6368. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Artículos