As cidades médias brasileiras precisam ser mais amigáveis aos morcegos, principalmente nos hotspots de biodiversidadeBRASILEIRAS PRECISAM SER MAIS AMIGÁVEIS AOS MORCEGOS, PRINCIPALMENTE NOS HOTSPOTS DE BIODIVERSIDADE
Palavras-chave:
quirópteros, urbanização, biodiversidade urbana, ecologia urbana.Resumo
Atualmente mais da metade da população mundial vive em cidades e este número deve chegar a 72% até 2050. No Brasil, o processo de urbanização do território, geralmente rápido e sem planejamento, origina uma miríade de impactos ambientais. A urbanização faz declinar a riqueza e diversidade de espécies. Por outro lado, algumas espécies se adaptam aos ambientes antropogênicos pois obtêm vantagens da matriz urbana, utilizando-se de abrigo ou alimento disponíveis. Os morcegos possuem uma plasticidade ecológica que os permite estabelecerem-se em remanescentes florestais nas cidades ou diretamente no meio construído. Nesse ensaio, nós defendemos a importância das cidades médias como espaços de conservação da biodiversidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. Os autores autorizam a distribuição para indexadores e repositórios institucionais, com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. Autores são estimulados a distribuir a versão on line do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.