O uso de espaços públicos: o caso da requalificação da rua São Francisco e da construção da Praça de Bolso do Ciclista, Curitiba, PR
Palavras-chave:
espaço, Espaço público, cidadania, democraciaResumo
Esse artigo problematiza o processo de requalificação da rua São Francisco e da construção da Praça de Bolso do Ciclista, analisando a transformação do uso desses espaços públicos após a intervenção. Através de análise participante, com a aproximação com os sujeitos que utilizam os espaços da rua e da praça, o resultado aponta para o espaço público como fundamental na discussão sobre cidadania. No entanto a apropriação destes espaços não deixa de gerar conflitos entre os múltiplos atores com interesses divergentes. Apesar da elaboração e a execução do projeto de ter contado com uma equipe de profissionais experientes, as diferentes formas de ocupação da rua não foram consideradas no planejamento, o que não necessariamente indica a existência de equívoco no processo de requalificação. Ocorre que os sujeitos que se apropriaram e ocupam estes espaços também são agentes transformadores que criam novos usos e novas perspectivas conforme suas demandas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. Os autores autorizam a distribuição para indexadores e repositórios institucionais, com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. Autores são estimulados a distribuir a versão on line do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.