Paisagens urbanas em mutação
um estudo de caso da Feirinha em Araguaína (TO)
DOI:
https://doi.org/10.5212/TerraPlural.v.16.2215082.032Palavras-chave:
Paisagem urbana-cultural, Transformações, FeirinhaResumo
O texto traz a problemática da ruptura na paisagem e seus efeitos no sentimento de pertencimento dos sujeitos des-re-alocados. Trata-se de uma pesquisa qualitativa construída por meio de revisões bibliográficas e entrevistas com comerciantes da antiga Feirinha. O principal entendimento é que a paisagem da Feirinha ditava um congelamento dos primeiros anos de formação do espaço urbano de Araguaína e com o crescimento da cidade, esta paisagem não era mais aceita na área central. Com a nova Feirinha houve transformação do “lugar de subversão” pelo lugar concebido do “shopping popular”. As transformações na paisagem provocaram dualidade nos sentidos da paisagem para os comerciantes e para a população da cidade, de aceitação e exclusão do espaço.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Eliseu Pereira de Brito, Osmar Oliveira de Moura, Luciane Cardoso do Nascimento Rodrigues, Patrícia Fonseca Dias Miranda
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. Os autores autorizam a distribuição para indexadores e repositórios institucionais, com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. Autores são estimulados a distribuir a versão on line do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.