Tão perto, no entanto distante:
a menor Estação Ecológica de Cerrado do Brasil e os moradores do seu entorno
DOI:
https://doi.org/10.5212/TerraPlural.v.16.2219621.022Palavras-chave:
Biodiversidade urbana, Campo Mourão, Percepção ambiental, Vegetação de CerradoResumo
O bioma Cerrado ocupa aproximadamente 22% do território brasileiro. O estado do Paraná possui registros desta vegetação em sete municípios entre eles Campo Mourão. Atualmente os remanescentes de Cerrado no município estão concentrados na área urbana, principalmente na Estação Ecológica do Cerrado Prof.ª Diva Aparecida Camargo - EEC (menor estação ecológica de Cerrado do Brasil, com 13.330 m2) e lote 7H (~22.000 m²). Neste trabalho foram entrevistados 25 moradores sobre sua percepção do entorno da ECC através de um mapa de representação social da Estação, tendo como núcleo central os elementos “Boa/Bom” e elementos periféricos como “importante, árvores, gosto, preservação, fresco e abandonado”. Foi observada uma avaliação predominantemente positiva dos moradores, entretanto há pouca compreensão sobre a importância do Cerrado e da EEC.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Terr@ Plural
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. Os autores autorizam a distribuição para indexadores e repositórios institucionais, com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. Autores são estimulados a distribuir a versão on line do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.