Desenvolvimento sustentável e agenda 2030: reflexões sobre a relação sociedade e natureza
DOI:
https://doi.org/10.5212/TerraPlural.v.16.2219973.028Palavras-chave:
Decolonialidade. América Latina. Pluriversidade. Sociedade. Natureza.Resumo
Nosso objetivo é entender a relação sociedade e natureza e o conceito de desenvolvimento sustentável, presentes no documento da Agenda 2030 (ONU, 2015), a partir de um diálogo entre as perspectivas crítica e decolonial. Para tanto, dividimos essa discussão em três momentos: primeiro aborda-se a relação sociedade e natureza, depois, analisa-se o conceito de desenvolvimento sustentável, realizando um diálogo com a perspectiva decolonial e a problemática territorial latino-americana, e no terceiro momento tecemos nossas considerações sobre o tema, tendo em vista os desafios a serem enfrentados, para que de fato possamos construir um desenvolvimento sustentável no âmbito da América Latina, com possibilidade de produzir conhecimentos de baixo para cima, com e a partir das pessoas e dos lugares, reconhecendo a pluriversidade e a multidimensionalidade das relações sociedade-trabalho- natureza-humanidade, pensando em diversas formas e possibilidades de desenvolvimento sustentável.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Terr@ Plural
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. Os autores autorizam a distribuição para indexadores e repositórios institucionais, com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. Autores são estimulados a distribuir a versão on line do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.