A história oral e a memória na ciência geográfica:
o caso dos imigrantes haitianos em Cascavel, PR
DOI:
https://doi.org/10.5212/TerraPlural.v.16.2220698.040Palavras-chave:
Fontes orais, Fenomenologia, Imigrante haitianoResumo
Este estudo objetiva mostrar a importância da utilização da história oral e da memória nas pesquisas geográficas. Estas metodologias oportunizam o relato das experiências vividas pelos depoentes de maneira plena. Essencialmente qualitativa, com fundamentos teóricos da Geografia Cultural, da Geografia Humana e métodos de interpretação da fenomenologia, a pesquisa pauta-se na coleta de depoimentos de imigrantes haitianos residentes em Cascavel (PR) que vieram em maior número para o Brasil após o terremoto que assolou o país em 2010. O intuito foi utilizar as vivências dessas pessoas como exemplo da atual mobilidade haitiana para o Brasil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Mirtes Teresinha Werlang, Bruno Vinicius Noquelli Lombardi, Tarcísio Vanderlinde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. Os autores autorizam a distribuição para indexadores e repositórios institucionais, com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. Autores são estimulados a distribuir a versão on line do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.