Análise de mapas turísticos do Município de Ponta Grossa, PR, elaborados entre 2001 e 2020
DOI:
https://doi.org/10.5212/TerraPlural.v.16.2220891.038Palavras-chave:
Cartografia e Arte, Cartografia Temática, Imagem da Cidade, Geografia das Imagens, Geografia HumanaResumo
Apresentamos um estudo de caso da Cartografia Temática e Imagem da Cidade de Ponta Grossa, em que mapas foram analisados enquanto mapas turísticos. Buscamos realizar uma análise qualitativa da eficiência comunicacional de sete mapas selecionados do acervo da Secretaria Municipal de Turismo, criados e publicitados pela municipalidade e parceiros em projetos turísticos específicos. Empregamos a metodologia proposta por Fiori (2007) e outros autores, que buscam compreender as relações entre a Cartografia, o Turismo e a temática da Imagem das Cidades. Os mapas analisados revelaram diferentes perspectivas de imagem da cidade, com diversas limitações visuais e possíveis equívocos no que se refere à elaboração de um mapa turístico atrativo e eficiente. A ausência de uma temática principal de representação
está evidenciada pela descontinuidade, divergências e controvérsias entre os mapas estudados. A representação dos atrativos e infraestrutura urbana (hotéis, patrimônio cultural urbano, rede de transporte) se contrapõe aos atrativos naturais localizados na zona rural, omitindo detalhes de importância para o turista. Também se percebe a insuficiência de mapas voltados a diferentes públicos, como estrangeiros e pessoas com deficiência. No conjunto da produção não se estabelece um discurso imagético coeso que aponte uma direção de experiência turística a ser consolidada. Percebeu-se que as diferentes gestões públicas apresentaram diversidade de projetos espaciais para o turismo local, fato que se expressou na diversificação temática e na configuração visual dos mapas estudados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Brendo Francis Carvalho, Ana Cristina Costa Siqueira, Bruna Iara Lorian Chagas, Almir Nabozny
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. Os autores autorizam a distribuição para indexadores e repositórios institucionais, com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. Autores são estimulados a distribuir a versão on line do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.