Tafonomia de Invertebrados Fósseis do Devoniano no Estado do Paraná:
contribuições aos estudos sobre potencial de hidrocarbonetos vinculados ao Projeto Folhelho (LAGESED-UFRJ)
DOI:
https://doi.org/10.5212/TerraPlural.v.16.2221225.046Palavras-chave:
Paleontologia Estratigráfica, Shale gas, Bacia do Paraná, Formação Ponta Grossa.Resumo
Folhelhos constituem uma recente fronteira de estudos na Geologia Sedimentar, estimulada pelo novo panorama exploratório do Shale Gas, não obstante constituir-se no selante de muitos sistemas petrolíferos. Contudo, no Brasil a geração de gás natural associada a estudos de ordem paleontológica é inédita e fundamental para determinação das reais potencialidades regionais em um processo de avanço do conhecimento científico e tecnológico. Os estudos tafonômicos da macrofauna fóssil e icnológicos integram-se aos dados de sedimentologia ampliando a capacidade de interpretação paleoambiental das fácies sedimentares. Foram analisadas amostras de três afloramentos distintos na região dos Campos Gerais, no estado do Paraná e identificadas duas tafofácies e três icnofácies: Skolithos, Cruziana arquetípica e distal. As análises paleontológicas aqui propostas dão suporte às correlações bioestratigráficas, interpretações paleoambientais e paleoecológicas dos afloramentos prospectados, auxiliando na avaliação da qualidade dos folhelhos da Formação Ponta Grossa do ponto de vista da geração de hidrocarbonetos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Gabrieli Goltz, Elvio Pinto Bosetti, Lucinei José Myszynski Junior, Leonardo Borghi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. Os autores autorizam a distribuição para indexadores e repositórios institucionais, com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. Autores são estimulados a distribuir a versão on line do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.