Geodiversidade e geopatrimônio nas paisagens naturais de Taboleiro Grande (RN, Brasil)
DOI:
https://doi.org/10.5212/TerraPlural.v.19.22605.006Palavras-chave:
Geoformas, Locais de Interesse Geológico-Geomorfológico, Inventário, Geoturismo, Oeste PotiguarResumo
O estado do Rio Grande do Norte (RN), localizado na Região Nordeste do Brasil, apresenta notáveis potencialidades paisagísticas e geocientíficas, do litoral ao semiárido, relacionadas à geodiversidade e ao geopatrimônio. No entanto, grande parte dessas riquezas permanece desconhecida ou pouco explorada na literatura especializada, sobretudo em municípios da porção oeste do estado. Diante disso, este trabalho tem como objetivo inventariar o geopatrimônio do município de Taboleiro Grande, inserido no Alto Oeste Potiguar, com vistas ao seu aproveitamento sustentável por meio do geoturismo. Para isso, foram realizadas pesquisas bibliográficas e metodológicas, levantamento de mapas temáticos, trabalhos de campo e aplicação de fichas de inventário voltadas à identificação dos Locais de Interesse Geológico-Geomorfológico (LIGGs). Como resultado foram reconhecidos cinco LIGGs: Lajedo do Sossego, Pedra Ferrada, Lajedo Canaã, Barragem do Fervor e Cachoeira do Talhado. Essas geoformas possuem potencial não apenas para o turismo, mas também para a promoção da educação em Geociências e da geoconservação no contexto regional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Alex Lenner de Almeida, Taynar Alves de Sousa, Diógenys da Silva Henriques, Jacimária Fonseca de Medeiros

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. Os autores autorizam a distribuição para indexadores e repositórios institucionais, com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. Autores são estimulados a distribuir a versão on line do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.









