Variabilidade pluviométrica na área paulista da bacia hidrográfica do rio Ribeira de Iguape (Brasil) e a influência do ENOS, a partir da técnica Box-Plot
DOI:
https://doi.org/10.5212/TerraPlural.v.18.2423128.012Palavras-chave:
variabilidade pluvial, meses chuvosos, meses secos, posto pluviométricoResumo
Foi realizada uma análise das precipitações pluviais mensais durante anos influenciados pelos fenômenos El Niño-Oscilação Sul (ENOS) no Vale do Ribeira de Iguape, localizado no sudeste do estado de São Paulo. Dados de 1970 a 2017 de 18 postos pluviométricos distribuídos pelo alto, médio e baixo curso do rio Ribeira de Iguape foram analisados utilizando a metodologia Box-Plot para a identificação de anos-padrão mensais. Observou-se um excedente hídrico nas precipitações durante anos de influência de ENOS, enquanto em anos de influência dos fenômenos La Niña (LA) verificou-se uma maior variabilidade nas precipitações pluviais. Em muitos anos de ENOS, os excedentes ocorreram principalmente na primavera (outubro, novembro e dezembro) e no final do verão (janeiro, fevereiro e março). Na fase de LA, as secas foram mais evidentes na primavera (setembro e outubro) e nos meses de fevereiro e março. Conclui-se que o fenômeno na região apresenta variabilidade mensal e não segue um padrão constante e espacialmente regular. Portanto, é necessário analisar e compreender outros fenômenos atmosféricos, como as frentes frias, o Modo Anular Sul (MAS), o Dipolo do Atlântico Sul, e o EN Canônico/Modoki, entre outros, que podem influenciar as dinâmicas das precipitações pluviais na região.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Valéria Machado Emiliano, Nádia Gilma Beserra de Lima, Jakeline Baratto, Emerson Galvani
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. Os autores autorizam a distribuição para indexadores e repositórios institucionais, com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. Autores são estimulados a distribuir a versão on line do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.