Terras de Plantar, Terras de Criar – Sistema Faxinal: Rebouças – 1950-1997 - DOI: 10.5212/TerraPlural.v.5i2.0008

Autores

  • Cecilia Hauresko UNICENTRO

Palavras-chave:

sistema faxinal, terras de plantar, terras de criar

Resumo

Para construir sua obra, a autora desenvolve um método que resgata, através da memória dos faxinalenses, as relações cotidianas da festa, do trabalho, do lazer, dos encontros e dos desencontros, da identidade, dos estranhamentos, os processos de desintegração e de resistência dos/nos faxinais etc. Através da utilização da fonte oral, das falas dos moradores pesquisados, vai reconstruindo, pelas suas narrativas, as experiências vividas, as mudanças, os medos e as ansiedades. Evidencia, via observações e entrevistas, conflitos latentes desencadeados pela desestruturação do criadouro comum, cuja extinção resultaria na desarticulação do sistema Faxinal, e analisou meticulosamente o drama vivido pela população de Marmeleiro de Baixo. A inserção da pesquisadora no cotidiano do faxinal resultou na elaboração de documentos oficiais e de outras fontes construídas ao longo do tempo. Foram cinco anos de trabalho de campo, com conquistas significativas para a comunidade, pondo em debate questões sobre os faxinais no Estado do Paraná.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cecilia Hauresko, UNICENTRO

Professora do Departamento de Geografia da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO. Trabalha com as disciplinas de Desenvolvimento Rural e Geografia Agrária,  e Estágio Supervisionado na Licenciatura.

Downloads

Publicado

2011-12-14

Como Citar

HAURESKO, C. Terras de Plantar, Terras de Criar – Sistema Faxinal: Rebouças – 1950-1997 - DOI: 10.5212/TerraPlural.v.5i2.0008. Terr@ Plural, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 255–260, 2011. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/tp/article/view/3035. Acesso em: 5 dez. 2025.