A industrialização como vetor de desenvolvimento: a produção do espaço na Microrregião de Marechal Cândido Rondon. DOI: 10.5212/TerraPlural.v.6I1.0006

Autores

  • Edson Belo Clemente de Souza Unioeste

Resumo

 

 

O presente artigo objetiva analisar a relação de interdependência existente entre os municípios da microrregião de Marechal Cândido Rondon (MCR)/PR (Brasil), dimensionando especialmente o processo industrial e sua relação com o espaço e o território. A escolha da microrregião de Marechal Cândido Rondon - formada pelos municípios de Marechal Cândido Rondon (MCR), Entre Rios do Oeste (ERO), Pato Bragado (PB), Quatro Pontes (QP) e Mercedes (M) - deve-se ao seu contexto histórico e econômico, que está relacionado à construção da Hidrelétrica da Itaipu Binacional (anos 1970) e à faixa de fronteira do Brasil com o Paraguai. Metodologicamente, a presente análise abrange uma revisão da literatura sobre a indústria, numa perspectiva de que a indústria e o espaço (e o território) estão interligados. Além da base teórica para a pesquisa, é relevante a análise de dados fornecidos pelo IBGE, pelo Ipardes e por outros indexadores de órgãos institucionais do Brasil e do Paraguai. A relação do setor industrial com setores a montante, matéria-prima disponível e, a jusante, economia de aglomeração que proporciona suporte ao desenvolvimento industrial, dinamiza a economia da microrregião de MCR, atraindo mão de obra e gerando renda aos municípios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edson Belo Clemente de Souza, Unioeste

Professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), dos cursos de graduação e mestrados em Geografia. Pesquisador do CNPq e Fundação Araucária. Membro do Grupo de Estudos Fronteiriços (GEF) e do Laboratório de Estudos REgiuonais (Laber).

Downloads

Publicado

2012-03-13

Como Citar

CLEMENTE DE SOUZA, E. B. A industrialização como vetor de desenvolvimento: a produção do espaço na Microrregião de Marechal Cândido Rondon. DOI: 10.5212/TerraPlural.v.6I1.0006. Terr@ Plural, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 91–108, 2012. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/tp/article/view/3138. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos