AS PARTICULARIDADES DA REPRODUÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL DA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE PALMITAL DOS PRETOS, CAMPO LARGO – PR.
Palavras-chave:
Quilombolas, Diagnóstico Rural Participativo, ParanáResumo
O texto explora as particularidades da reprodução do patrimônio cultural da comunidade quilombola de Palmital dos Pretos, localizada no distrito de Três Córregos, município de Campo Largo – PR. A comunidade pesquisada se amolda a histórica invisibilização do negro no Estado e à segregação territorial e social das comunidades rurais tradicionais. Para obtenção dos resultados foram aplicadas três ferramentas do Diagnóstico Rural Participativo (DRP), bem como entrevistas às famílias quilombolas. Os métodos conduziram a conclusão de que as barreiras postas na reprodução do patrimônio cultural quilombola são, basicamente: a desmedida ingerência externa na comunidade, hibridismo religioso e principalmente a morosidade na regularização fundiária às famílias.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. Os autores autorizam a distribuição para indexadores e repositórios institucionais, com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. Autores são estimulados a distribuir a versão on line do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.