ALFABETIZAÇÃO NA COMUNIDADE INDÍGENA RIO D’AREIA: DIREITOS, DESAFIOS E INTERCULTURALIDADE

Authors

  • Ana Marcia Kaliberda UNICENTRO
  • Cesar Rey Xavier UNICENTRO
  • Carlos Alberto Marçal Gonzaga UNICENTRO

Abstract

Este trabalho articula o conjunto de leis que amparam os direitos dos índios a uma educação diferenciada com alguns princípios da filosofia intercultural.  A metodologia aplicada foi qualitativa com observação participante. Foram analisadas algumas experiências de alfabetização junto à escola da comunidade indígena Rio D’Areia ocorridas entre os anos 2008 e 2009. Como objetivo geral buscou-se analisar a coerência das leis de proteção com as práticas adotadas por esta escola. Não obstante os esforços na aplicação da educação diferenciada, identificam-se algumas dificuldades da adaptação dos conteúdos da escola regular com aqueles típicos da cultura guarani. Estas dificuldades são problematizadas sob a ótica da filosofia intercultural, cujos conceitos sugerem novas perspectivas diante dos problemas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Ana Marcia Kaliberda, UNICENTRO

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2006). Atualmente é professora da Associação Pais e Amigos dos Excepcionais - Fernandes Pinheiro. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em EDUCAÇÃO INDÍGENA, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, psicopedagogia, escola pública, prevenção e escola. Discente do Programa de Mestrado Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário.

Published

2015-06-25

How to Cite

KALIBERDA, A. M.; XAVIER, C. R.; MARÇAL GONZAGA, C. A. ALFABETIZAÇÃO NA COMUNIDADE INDÍGENA RIO D’AREIA: DIREITOS, DESAFIOS E INTERCULTURALIDADE. Terr@ Plural, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 283–296, 2015. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/tp/article/view/6638. Acesso em: 5 dec. 2025.

Issue

Section

Articles