A percepção de estudantes de Ciências Contábeis quanto aos fatores relevantes no processo de avaliação de empresas
Abstract
Este ensaio busca avaliar a percepção dos alunos do curso de Ciências Contábeis de uma universidade pública federal do Estado do Paraná sobre os fatores relevantes no processo de avaliação de empresas para determinação do seu valor. Os fatores relevantes foram determinados previamente, de acordo com a abordagem teórica apresentada por diversos autores. O estudo é classificado como descritivo, cuja coleta de dados se deu por meio de questionário impresso. Após a análise dos dados, foram constatados os principais achados da pesquisa, que indicaram a percepção, por parte dos respondentes, que o market share é o item principal na determinação do valor da empresa, seguido dos índices de endividamento e de rentabilidade, além de ativos intangíveis também julgados importantes. As variáveis relacionadas à estrutura administrativa foram consideradas irrelevantes. A avaliação em grupos não evidenciou diferença na percepção, seja quando divididos entre sexo masculino e feminino ou entre atuantes e não-atuantes na área contábil. Os achados foram consonantes com as indicações apresentadas pelas referências consultadas sobre o processo de avaliação de empresas e os fatores relevantes.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão online do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.