Instrumentos para a sistematização da identificação de requisitos em projectos de implementação de ERP em pequenas empresas
Resumo
Um ERP - Enterprise Resource Planning - é um sistema de gestão que permite controlar praticamente todas as áreas da empresa (e.g. clientes, fornecedores, vendas, compras, contabilidade, inventário). Tendo em conta a competitividade do mercado actual é crucial para as empresas, independentemente da sua dimensão, adoptarem este tipo de sistema como solução para a melhoria dos seus negócios. No entanto, para as pequenas empresas a implementação de um sistema ERP não é uma decisão fácil, considerando que, regra geral, existem orçamentos reduzidos para este fim. Considerando a realidade empesarial portuguesa, dominada por pequenas empresas, considerou-se relevante procurar encontrar formas para reduzir o tempo de implementação de um sistema ERP e, consequentemente, os custos associados. Com base na metodologia ASAP Focus da SAP efectuou-se uma adequação a empresas de pequena dimensão, experimentando-se a utilização de questionários em linha como instrumentos para a sistematização de requisitos. Efectuou-se também um caso de estudo numa empresa que reflete a realidade portuguesa, apresentando como solução a implementação de um ERP da SAP, o SAP Business One (SAP B1).Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão online do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.