CLUBE DE CIÊNCIAS HÍBRIDO E O ENSINO DE FISIOLOGIA HUMANA: CONTRIBUIÇÃO DE UM PROJETO DE EXTENSÃO

Autoři

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.20.23520.012

Abstrakt

Os Clubes de Ciências são espaços não formais de aprendizagem que visam desenvolver o conhecimento científico de seus clubistas por meio de propostas investigativas, onde são abordados temas de interesse, incluindo a Fisiologia Humana. O ensino de Fisiologia nas escolas é essencial para a compreensão do funcionamento do corpo humano e para promover a saúde. Entretanto, esse ensino enfrenta desafios significativos, como a complexidade dos conceitos científicos e a falta de abordagens práticas que facilitem o aprendizado. Desta forma, o presente trabalho busca relatar a contribuição de um Clube de Ciências híbrido no ensino de Fisiologia Humana, por meio de atividades investigativas que favoreçam a alfabetização científica e a formação dos clubistas dentro e fora do contexto acadêmico.


Palavras-Chave: Clube de Ciências; Ensino de Fisiologia Humana; Projeto de Extensão.

Biografie autora

Luísa Eduarda Silva de Paula, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Aluna de Graduação na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Sabrina Rosa Magalhães Garcia, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Aluna de Graduação na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Tamara Moura Lima, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Aluna de Graduação na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Silvia Silveira Quintão Savergnini, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Professora na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Doutorado em Fisiologia e Biofísica.

Fernanda de Jesus Costa, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Professora na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Doutorado em Educação.

Publikováno

2024-10-08