A INSERÇÃO DA EXTENSÃO NOS CURRÍCULOS DA GRADUAÇÃO: BASE CONCEITUAL E EXPERIÊNCIAS INSTITUCIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.20.24406.031Abstract
A Universidade está cada vez mais conectada com as demandas da sociedade, buscando a transformação da realidade através do estímulo ao protagonismo dos sujeitos. A Extensão Universitária, nesse contexto, constitui-se como um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político, por meio do qual se possibilita a interação que transforma não apenas a Universidade, mas também os setores sociais com os quais ela interage. Este texto objetiva registrar o processo de implementação e apresentar experiências e avanços da inserção da extensão nos currículos de graduação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), além de destacar como os discentes percebem o impacto da curricularização da extensão na sua formação. Compreendemos que a universidade tem papel decisivo no desenvolvimento econômico, social e humano e que a extensão é pautada no diálogo e no compartilhamento dos saberes, só assim a transformação social e a formação cidadã são possíveis.
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