A INSERÇÃO DA EXTENSÃO NOS CURRÍCULOS DA GRADUAÇÃO: BASE CONCEITUAL E EXPERIÊNCIAS INSTITUCIONAIS

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.20.24406.031

Abstract

A Universidade está cada vez mais conectada com as demandas da sociedade, buscando a transformação da realidade através do estímulo ao protagonismo dos sujeitos. A Extensão Universitária, nesse contexto, constitui-se como um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político, por meio do qual se possibilita a interação que transforma não apenas a Universidade, mas também os setores sociais com os quais ela interage. Este texto objetiva registrar o processo de implementação e apresentar experiências e avanços da inserção da extensão nos currículos de graduação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), além de destacar como os discentes percebem o impacto da curricularização da extensão na sua formação. Compreendemos que a universidade tem papel decisivo no desenvolvimento econômico, social e humano e que a extensão é pautada no diálogo e no compartilhamento dos saberes, só assim a transformação social e a formação cidadã são possíveis. 

Biografie autore

Elisa Lubeck, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA

Professora Associada do Curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Pampa – Unipampa. Pós-doutorado em Comunicação (UFSM). Doutorado em Educação nas Ciências (UNIJUÍ). Mestrado em Extensão Rural (UFSM). Graduação em Comunicação Social Habilitação Relações Públicas (UFSM) e em Sistemas de Informação (UFN).

Flavi Ferreira Lisbôa Filho, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, do Programa de Pós-Graduação Profissional em Patrimônio Cultural e do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Pró-Reitor de Extensão da UFSM. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq.  Doutor em Ciências da Comunicação. Pesquisador-líder do Grupo de Pesquisa Estudos Culturais e Audiovisualidades.

Pubblicato

2024-11-27

Fascicolo

Sezione

Dossiê: Curricularização da Extensão