INTERVENÇÃO COM ADOLESCENTES POR MEIO DE GRUPOS FOCAIS: UMA ESTRATÉGIA DE DEMOCRATIZAÇÃO ESCOLAR - DOI: 10.5212/Rev.Conexao.v.12.i3.0015

Autor/innen

  • Amanda Pantoja Freitas Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Marina Couceiro Elias Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Roberta Coutinho Proença Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Victória dos Reis Gonçalves da Costa Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Yasmin Lorena Sasaki Brito Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Aline Beckmann de Castro Menezes Universidade Federal do Pará - UFPA

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.12.i3.0015

Schlagworte:

Adolescência, Psicólogo escolar, Grupo focal, Desenvolvimento.

Abstract

A presente intervenção é oriunda de uma disciplina de graduação do curso de Psicologia, que possui caráter extensionista e teve como objetivo auxiliar nas mudanças e nos desenvolvimentos socioemocionais de adolescentes, a partir de grupos focais cujos temas foram escolhidos pelos próprios alunos, a saber: Futuro profissional e família; cyberbullying; feminismo, religião e sexualidade. Na primeira etapa do estudo, participaram 104 adolescentes de uma escola no Pará. Destes, 26 se voluntariaram para integrar os grupos focais, a partir dos temas de seus interesses. Nesta etapa, os adolescentes tiveram a oportunidade de expor suas opiniões, bem como se posicionar frente a diversos assuntos de forma crítica e reflexiva. Destaca-se a importância do psicólogo escolar em propor e intermediar atividades que possibilitem debates e vivências, bem como agir neste processo como um profissional que possui uma visão ampliada, entendendo o indivíduo a partir de um contexto histórico e social.

Autor/innen-Biografien

Amanda Pantoja Freitas, Universidade Federal do Pará - UFPA

Aluna do curso de Psicologia da Universidade Federal do Pará (UFPA), PA - Brasil.

Marina Couceiro Elias, Universidade Federal do Pará - UFPA

Aluna do curso de Psicologia da Universidade Federal do Pará (UFPA), PA - Brasil.

Roberta Coutinho Proença, Universidade Federal do Pará - UFPA

Aluna do curso de Psicologia da Universidade Federal do Pará (UFPA), PA - Brasil.

Victória dos Reis Gonçalves da Costa, Universidade Federal do Pará - UFPA

Aluna do curso de Psicologia da Universidade Federal do Pará (UFPA), PA - Brasil.

Yasmin Lorena Sasaki Brito, Universidade Federal do Pará - UFPA

Aluna do curso de Psicologia da Universidade Federal do Pará (UFPA), PA - Brasil.

Aline Beckmann de Castro Menezes, Universidade Federal do Pará - UFPA

Professora da Universidade Federal do Pará (PA), PA - Brasil. Doutorado em Teoria e Pesquisa do Comportamento.

 

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Veröffentlicht

2016-11-25