INTERVENÇÃO COM ADOLESCENTES POR MEIO DE GRUPOS FOCAIS: UMA ESTRATÉGIA DE DEMOCRATIZAÇÃO ESCOLAR - DOI: 10.5212/Rev.Conexao.v.12.i3.0015

Autores/as

  • Amanda Pantoja Freitas Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Marina Couceiro Elias Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Roberta Coutinho Proença Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Victória dos Reis Gonçalves da Costa Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Yasmin Lorena Sasaki Brito Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Aline Beckmann de Castro Menezes Universidade Federal do Pará - UFPA

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.12.i3.0015

Palabras clave:

Adolescência, Psicólogo escolar, Grupo focal, Desenvolvimento.

Resumen

A presente intervenção é oriunda de uma disciplina de graduação do curso de Psicologia, que possui caráter extensionista e teve como objetivo auxiliar nas mudanças e nos desenvolvimentos socioemocionais de adolescentes, a partir de grupos focais cujos temas foram escolhidos pelos próprios alunos, a saber: Futuro profissional e família; cyberbullying; feminismo, religião e sexualidade. Na primeira etapa do estudo, participaram 104 adolescentes de uma escola no Pará. Destes, 26 se voluntariaram para integrar os grupos focais, a partir dos temas de seus interesses. Nesta etapa, os adolescentes tiveram a oportunidade de expor suas opiniões, bem como se posicionar frente a diversos assuntos de forma crítica e reflexiva. Destaca-se a importância do psicólogo escolar em propor e intermediar atividades que possibilitem debates e vivências, bem como agir neste processo como um profissional que possui uma visão ampliada, entendendo o indivíduo a partir de um contexto histórico e social.

Biografía del autor/a

Amanda Pantoja Freitas, Universidade Federal do Pará - UFPA

Aluna do curso de Psicologia da Universidade Federal do Pará (UFPA), PA - Brasil.

Marina Couceiro Elias, Universidade Federal do Pará - UFPA

Aluna do curso de Psicologia da Universidade Federal do Pará (UFPA), PA - Brasil.

Roberta Coutinho Proença, Universidade Federal do Pará - UFPA

Aluna do curso de Psicologia da Universidade Federal do Pará (UFPA), PA - Brasil.

Victória dos Reis Gonçalves da Costa, Universidade Federal do Pará - UFPA

Aluna do curso de Psicologia da Universidade Federal do Pará (UFPA), PA - Brasil.

Yasmin Lorena Sasaki Brito, Universidade Federal do Pará - UFPA

Aluna do curso de Psicologia da Universidade Federal do Pará (UFPA), PA - Brasil.

Aline Beckmann de Castro Menezes, Universidade Federal do Pará - UFPA

Professora da Universidade Federal do Pará (PA), PA - Brasil. Doutorado em Teoria e Pesquisa do Comportamento.

 

Citas

ANDRADA, E. G. C. Novos Paradigmas na Prática do Psicólogo Escolar. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v.18, n.2, p. 196-199, 2005.

EDUCAÇÃO: UM TESOURO A DESCOBRIR (1996). Relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. Relatório. Brasília: UNESCO, 2010.

FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS-FORPROEX. Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus: Ed. UFMG, 2012.

JOUT JOUT PRAZER. Coisinhas Flutuantes. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=CC1rbEMtOCk > . Acesso em: 5 nov. 2015.

LOPES, B. E. M. Grupo focal na Pesquisa em Ciências Sociais e Humanas. Revista educação e políticas em debate, v.3, n.2, 2014.

MARTINEZ, M. A. O que pode fazer o psicólogo na escola? Em aberto. Brasília, v.23, n. 83, p. 39-56, 2010.

PAPALIA, D. E.; OLDS, S. W. & FELDMAN, R.; D.; (1992) Desenvolvimento Humano. 8ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.

SERVO, M. S. & ARAÚJO, P. O. Grupo Focal em Pesquisas Sociais. Revista espaço acadêmico, v.12, n.137, 2012.

SHAFFER, D. R., (2002) Psicologia do desenvolvimento - Infância e adolescência. 5ª ed. São Paulo: Thomson, 2005.

Publicado

2016-11-25