INTERVENÇÃO COM ADOLESCENTES POR MEIO DE GRUPOS FOCAIS: UMA ESTRATÉGIA DE DEMOCRATIZAÇÃO ESCOLAR - DOI: 10.5212/Rev.Conexao.v.12.i3.0015
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.12.i3.0015Parole chiave:
Adolescência, Psicólogo escolar, Grupo focal, Desenvolvimento.Abstract
A presente intervenção é oriunda de uma disciplina de graduação do curso de Psicologia, que possui caráter extensionista e teve como objetivo auxiliar nas mudanças e nos desenvolvimentos socioemocionais de adolescentes, a partir de grupos focais cujos temas foram escolhidos pelos próprios alunos, a saber: Futuro profissional e família; cyberbullying; feminismo, religião e sexualidade. Na primeira etapa do estudo, participaram 104 adolescentes de uma escola no Pará. Destes, 26 se voluntariaram para integrar os grupos focais, a partir dos temas de seus interesses. Nesta etapa, os adolescentes tiveram a oportunidade de expor suas opiniões, bem como se posicionar frente a diversos assuntos de forma crítica e reflexiva. Destaca-se a importância do psicólogo escolar em propor e intermediar atividades que possibilitem debates e vivências, bem como agir neste processo como um profissional que possui uma visão ampliada, entendendo o indivíduo a partir de um contexto histórico e social.
Riferimenti bibliografici
ANDRADA, E. G. C. Novos Paradigmas na Prática do Psicólogo Escolar. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v.18, n.2, p. 196-199, 2005.
EDUCAÇÃO: UM TESOURO A DESCOBRIR (1996). Relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. Relatório. Brasília: UNESCO, 2010.
FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS-FORPROEX. Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus: Ed. UFMG, 2012.
JOUT JOUT PRAZER. Coisinhas Flutuantes. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=CC1rbEMtOCk > . Acesso em: 5 nov. 2015.
LOPES, B. E. M. Grupo focal na Pesquisa em Ciências Sociais e Humanas. Revista educação e políticas em debate, v.3, n.2, 2014.
MARTINEZ, M. A. O que pode fazer o psicólogo na escola? Em aberto. Brasília, v.23, n. 83, p. 39-56, 2010.
PAPALIA, D. E.; OLDS, S. W. & FELDMAN, R.; D.; (1992) Desenvolvimento Humano. 8ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.
SERVO, M. S. & ARAÚJO, P. O. Grupo Focal em Pesquisas Sociais. Revista espaço acadêmico, v.12, n.137, 2012.
SHAFFER, D. R., (2002) Psicologia do desenvolvimento - Infância e adolescência. 5ª ed. São Paulo: Thomson, 2005.
Downloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.