FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO E PESQUISA A PARTIR DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
Keywords:
Formação de professores, Educação patrimonial, Pesquisa.Abstract
Há urgência de investimentos na formação inicial e continuada de Professores, para construir um consistente suporte teórico-metodológico, baseado na unidade teoria-prática. Nesse sentido, nos cursos de licenciatura em História e em Geografia, na UEPG, as áreas de Prática de Ensino/Estágio Supervisionado, desenvolvem um projeto de extensão/pesquisa - FORMAÇÃO de professores e cidadania social: um trabalho pedagógico junto ao patrimônio histórico, aprovado pelo Programa Universidade Sem fronteiras, subprograma- “Apoio às licenciaturas” - SETI – PR ( jul/2007), articulando extensão - ação na educação básica com Ensino Superior e, nessa relação a pesquisa para sistematizar o conhecimento construído pelos sujeitos protagonistas do projeto, visando uma atuação na perspectiva de uma educação patrimonial, a partir da análise das realidades patrimoniais de cada região e sua aplicabilidade na educação básica, contribuindo para formar uma consciência preservacionista, referencial de identidade cultural para construir uma cidadania social.
Downloads
Issue
Section
License
a) Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
b) By submitting an article to the Revista Conexão UEPG and having it approved, the authors agree to assign, without compensation, the following rights to the Journal: the rights of first publication and the rights to redistribute the article and its metadata to the indexing and reference services that the editors deem appropriate.
c) Readers are free to transfer, print out and use the articles published in the Journal, as long as there is always explicit mention to the author(s) and to the Revista Conexão UEPG and as long as there is no alteration of the original work. Any other use of the texts needs to be approved by the author(s) and by the Journal.