FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO E PESQUISA A PARTIR DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Auteurs-es

  • Silvana Maura Batista de Carvalho Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mots-clés :

Formação de professores, Educação patrimonial, Pesquisa.

Résumé

Há urgência de investimentos na formação inicial e continuada de Professores, para construir um consistente suporte teórico-metodológico, baseado na unidade teoria-prática. Nesse sentido, nos cursos de licenciatura em História e em Geografia, na UEPG, as áreas de Prática de Ensino/Estágio Supervisionado, desenvolvem um projeto de extensão/pesquisa - FORMAÇÃO de professores e cidadania social: um trabalho pedagógico junto ao patrimônio histórico, aprovado pelo Programa Universidade Sem fronteiras, subprograma- “Apoio às licenciaturas” - SETI – PR ( jul/2007), articulando extensão - ação na educação básica com Ensino Superior e, nessa relação a pesquisa para sistematizar o conhecimento construído pelos sujeitos protagonistas do projeto, visando uma atuação na perspectiva de uma educação patrimonial, a partir da análise das realidades patrimoniais de cada região e sua aplicabilidade na educação básica, contribuindo para formar uma consciência preservacionista, referencial de identidade cultural para construir uma cidadania social.

Biographie de l'auteur-e

Silvana Maura Batista de Carvalho, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora mestre na área de Pratica de Ensino/ Estágio Supervisionado em História, professora assistente na Universidade Estadual de Ponta Grossa – Paraná e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em educação da Universidade Federal do Paraná – UFPR, linha de pesquisa História e historiografia da Educação.

Téléchargements