FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO E PESQUISA A PARTIR DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Autores

  • Silvana Maura Batista de Carvalho Universidade Estadual de Ponta Grossa

Palavras-chave:

Formação de professores, Educação patrimonial, Pesquisa.

Resumo

Há urgência de investimentos na formação inicial e continuada de Professores, para construir um consistente suporte teórico-metodológico, baseado na unidade teoria-prática. Nesse sentido, nos cursos de licenciatura em História e em Geografia, na UEPG, as áreas de Prática de Ensino/Estágio Supervisionado, desenvolvem um projeto de extensão/pesquisa - FORMAÇÃO de professores e cidadania social: um trabalho pedagógico junto ao patrimônio histórico, aprovado pelo Programa Universidade Sem fronteiras, subprograma- “Apoio às licenciaturas” - SETI – PR ( jul/2007), articulando extensão - ação na educação básica com Ensino Superior e, nessa relação a pesquisa para sistematizar o conhecimento construído pelos sujeitos protagonistas do projeto, visando uma atuação na perspectiva de uma educação patrimonial, a partir da análise das realidades patrimoniais de cada região e sua aplicabilidade na educação básica, contribuindo para formar uma consciência preservacionista, referencial de identidade cultural para construir uma cidadania social.

Biografia do Autor

Silvana Maura Batista de Carvalho, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora mestre na área de Pratica de Ensino/ Estágio Supervisionado em História, professora assistente na Universidade Estadual de Ponta Grossa – Paraná e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em educação da Universidade Federal do Paraná – UFPR, linha de pesquisa História e historiografia da Educação.

Downloads