EXPRESSANDO SUBJETIVIDADES: ARTE E DIÁLOGO COMO ESTRATÉGIAS DE (RE)EXISTÊNCIA POR MEIO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.19.21489.006

Resumo

Nas últimas décadas, a sociedade incorporou novos paradigmas sociais, políticos e econômicos, criando o que Han (2015) denominou sociedade do desempenho. Tais paradigmas elevaram o grau de expectativa sobre o desempenho dos indivíduos, gerando uma permanente sensação de cansaço e fracasso. Observamos na universidade a reprodução deste fenômeno mediante relatos frequentes de mal-estar psicológico, sobretudo, de discentes. Assim, propusemos o projeto de extensão Expressando Subjetividades para promover atenção educacional e psicossocial aos estudantes do Centro de Educação da UFRN, propiciando-lhes momentos de distensionamento em oficinas que propunham expressão pela arte. Este artigo objetiva registrar, divulgar e refletir sobre as ações do projeto, suas potencialidades e limitações. Por meio da análise dos dados do projeto, em diálogo com os estudos realizados pelo grupo, discutimos os resultados positivos obtidos que apontam dois pilares orientadores para nossas ações: diálogo como base para constituição da subjetividade e arte como forma de expressão e resistência.

Biografia do Autor

Marisa Narcizo Sampaio, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Educação (UFF); mestra em Educação (UFRJ); graduada em Pedagogia (UFRJ). Pós-doutorado na Universidade da Coruña, Espanha. Professora Associada do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Cynara Teixeira Ribeiro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Psicologia (UFBA); mestra em Psicologia Social (PUC/SP) e graduada em Psicologia (UFRN). Professora Associada do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Orientadora de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação.

Davi Costa da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Licenciado em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2021) e assistente em administração na mesma universidade, desde 2016.

Joana Maria Rodrigues de Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Aluna do curso de Pedagogia/licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Bolsista do Projeto de Extensão Expressando Subjetividades do Centro de Educação (CE). Possui formação no curso Técnico Subsequente em Eventos (2021) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Teresinha Pereira da Rocha, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade São Marcos (1988). Especialista em Planejamento Estratégico de Recursos Humanos. Mestre em Gestão da Informação e do Conhecimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2018). Atualmente é pedagoga da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Wilson Elmer Nascimento, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor e Mestre em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2014). Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual Paulista - UNESP - Campus de Guaratinguetá (2011). Atualmente é professor do Departamento de Práticas Educacionais e Currículo (DPEC), vinculado ao Centro de Educação (CE) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da UFRN (PPGECNM).

Downloads

Publicado

2023-03-23