O CICLISMO EDUCACIONAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A PERCEPÇÃO DE SATISFAÇÃO ESCOLAR DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI :
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.19.22232.040Résumé
A bicicleta é uma ferramenta plural e, nesta pesquisa, ela foi convertida em uma ferramenta educacional para as aulas de Educação Física com vistas a averiguar a satisfação escolar dos estudantes. Nesse sentido, buscou-se, após a prática do Ciclismo Educacional, averiguar a percepção de satisfação escolar de 260 estudantes de (08 a 11 anos), do Ensino Fundamental de três escolas públicas. Valendo-se de uma metodologia de abordagem mista, descritiva e analítica de natureza participativa tal pesquisa utilizou um questionário, uma produção textual e uma sequência didática com 19 aulas. Os dados quantitativos foram tabulados e analisados com auxílio do software Statistical Package for the Social Sciences – SPSS 24.0 e, sob a perspectiva qualitativa, utilizou-se o software IRAMUTEQ (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnel-les de Textes et de Questionnaires). Os dados analisados indicaram que ao incluir a bicicleta nas aulas de Educação Física houve um aumento, significativo, no grau de satisfação escolar dos estudantes, na motivação e no engajamento nas práticas escolares.
Palavras-chaves: Ciclismo Educacional; Satisfação Escolar; Educação Física; Bicicleta.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.