O CICLISMO EDUCACIONAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A PERCEPÇÃO DE SATISFAÇÃO ESCOLAR DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.19.22232.040Abstract
A bicicleta é uma ferramenta plural e, nesta pesquisa, ela foi convertida em uma ferramenta educacional para as aulas de Educação Física com vistas a averiguar a satisfação escolar dos estudantes. Nesse sentido, buscou-se, após a prática do Ciclismo Educacional, averiguar a percepção de satisfação escolar de 260 estudantes de (08 a 11 anos), do Ensino Fundamental de três escolas públicas. Valendo-se de uma metodologia de abordagem mista, descritiva e analítica de natureza participativa tal pesquisa utilizou um questionário, uma produção textual e uma sequência didática com 19 aulas. Os dados quantitativos foram tabulados e analisados com auxílio do software Statistical Package for the Social Sciences – SPSS 24.0 e, sob a perspectiva qualitativa, utilizou-se o software IRAMUTEQ (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnel-les de Textes et de Questionnaires). Os dados analisados indicaram que ao incluir a bicicleta nas aulas de Educação Física houve um aumento, significativo, no grau de satisfação escolar dos estudantes, na motivação e no engajamento nas práticas escolares.
Palavras-chaves: Ciclismo Educacional; Satisfação Escolar; Educação Física; Bicicleta.
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