OFICINA DE CULINÁRIA COMO AÇÃO EXTENSIONISTA PARA PROMOVER O CONSUMO DE HORTALIÇA ENTRE CRIANÇAS
DOI :
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.19.22520.057Résumé
O presente estudo está vinculado aos projetos “Programa PreveNutri: Prevenindo a obesidade infantil por meio de intervenções interdisciplinares” e “Estratégias interdisciplinares de educação em saúde para a prevenção da obesidade na infância”. O objetivo principal da proposta extensionista foi realizar oficinas de culinária para o público infantil, elaborando diferentes preparações contendo berinjela, visando aumentar o consumo de alimentos saudáveis pelas crianças. Participaram do estudo 346 crianças, com idade entre 7 e 10 anos. Foram elaborados quatro produtos nas oficinas de culinária: cookie, hambúrguer, muffin e pizza. As crianças participaram ativamente no preparo dos produtos. Obteve-se um índice de aceitabilidade >83% após a oficina. Conclui-se que a oficina de culinária como estratégia educativa extensionista foi efetiva para aumentar a oferta de alimentos mais saudáveis, garantindo uma boa aceitabilidade de produtos alimentícios adicionados de berinjela por crianças em idade escolar. Além disso, a adição de hortaliças como ingrediente em produtos alimentícios melhora o perfil nutricional.
Palavras-chave: Intervenção; Educação alimentar e nutricional; Ações educativas.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.