OFICINA DE CULINÁRIA COMO AÇÃO EXTENSIONISTA PARA PROMOVER O CONSUMO DE HORTALIÇA ENTRE CRIANÇAS

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.19.22520.057

Abstract

O presente estudo está vinculado aos projetos “Programa PreveNutri: Prevenindo a obesidade infantil por meio de intervenções interdisciplinares” e “Estratégias interdisciplinares de educação em saúde para a prevenção da obesidade na infância”. O objetivo principal da proposta extensionista foi realizar oficinas de culinária para o público infantil, elaborando diferentes preparações contendo berinjela, visando aumentar o consumo de alimentos saudáveis pelas crianças. Participaram do estudo 346 crianças, com idade entre 7 e 10 anos. Foram elaborados quatro produtos nas oficinas de culinária: cookie, hambúrguer, muffin e pizza. As crianças participaram ativamente no preparo dos produtos. Obteve-se um índice de aceitabilidade >83% após a oficina. Conclui-se que a oficina de culinária como estratégia educativa extensionista foi efetiva para aumentar a oferta de alimentos mais saudáveis, garantindo uma boa aceitabilidade de produtos alimentícios adicionados de berinjela por crianças em idade escolar. Além disso, a adição de hortaliças como ingrediente em produtos alimentícios melhora o perfil nutricional.

Palavras-chave: Intervenção; Educação alimentar e nutricional; Ações educativas.

Biografie autore

Daniéla Alberti Carlesso, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná - UNCENTRO

Nutricionista pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Guarapuava, Paraná, Brasil. 

Luane Aparecida do Amaral, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná - UNICENTRO

Professora na Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Guarapuava, Paraná, Brasil. Doutorado em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste.

Gabriela Egidio Arelhano, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Aluna de Doutorado em Biotecnologia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, Mato Grosso do Sul – Brasil.

Juliana de Lara Castagnoli, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná - UNICENTRO

Aluna de Doutorado em Desenvolvimento Comunitário na Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Guarapuava, Paraná, Brasil.

Elisvânia Freitas dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Professora na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil. Doutorado em Ciências da Cirurgia.

Daiana Novello, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná - UNICENTRO

Professora na Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO),  Guarapuava, Paraná, Brasil. Doutorado em Tecnologia de Alimentos.

Pubblicato

2023-12-19