DIÁLOGO ENTRE UNIVERSIDADE E JOVENS DE PERIFERIA URBANA POR INTERMÉDIO DA AÇÃO EXTENSIONISTA: DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO POPULAR – DOI: 10.5212/Rev.Conexao.v.12.i1.0008

Autores

  • Alessandra Colesel Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO)
  • Guilherme Borgo Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
  • Carolina Fornazari Zene Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-Pr)
  • Marcela Pereira Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO)
  • Nájila Cristina Camargo Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO)
  • Pedro Henrique Wasilewski Universidade de União da Vitória (UNIUV)
  • Willian de Chaves Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO)
  • Edson Santos Silva Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO)
  • Gilmar de Carvalho Cruz Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO)

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.12.i1.0008

Palavras-chave:

Extensão Universitária, Educação Popular, Juventude, Periferia.

Resumo

O estudo objetivou analisar a relação entre uma universidade e parcela de seu entorno social alicerçado em ação extensionista, assentada no protagonismo e na participação social de jovens, por meio de suas expressões e manifestações culturais com base nos princípios da educação popular. O Projeto de Extensão Jovens de periferia urbana em cena - inclusão social via cinema popular, foi formulado a partir da parceria entre a Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO) e a Comissão Organizadora da Adolescência e Juventude Ecumênica Missionária (CORAJEM). Realizou-se, nesse cenário, uma pesquisa qualitativa, com a utilização de observação participante e rodas de conversa. As informações produzidas ao longo do estudo indicam que as instituições envolvidas na ação extensionista evidenciaram compreensões estereotipadas de jovens de periferia. Princípios da Educação Popular podem contribuir para ressignificar e aprimorar a relação entre a universidade e jovens de periferia urbana, com vistas ao incremento de seu protagonismo social.

Biografia do Autor

Alessandra Colesel, Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO)

Aluna do curso de Mestrado em Desenvolvimento Comunitário da Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO), Brasil.

Guilherme Borgo, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Mestrado em Ciências Sociais e Aplicadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) Brasil.

Carolina Fornazari Zene, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-Pr)

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-Pr), Brasil.

Marcela Pereira, Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO)

Aluna do curso de Psicologia da Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO), Brasil.

Nájila Cristina Camargo, Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO)

Aluna do curso de Psicologia da Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO), Brasil.

Pedro Henrique Wasilewski, Universidade de União da Vitória (UNIUV)

Jornalista formado pela Universidade de União da Vitória (UNIUV) Brasil.

Willian de Chaves, Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO)

Professor de Geografia formado pela Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO), Brasil. (UNICAMP)

Edson Santos Silva, Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO)

Professor da Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO), Brasil. Doutorado em Literatura Portuguesa pela Universidade de São Paulo. (USP), Brasil.

Gilmar de Carvalho Cruz, Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO)

Professor da Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO), Brasil. Doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Referências

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Publicado

2016-04-29