Apresentação

Conteúdo do artigo principal

Danuta Estrufika Cantóia Luiz

Resumo

Apresentação

 

A emancipação humana possui dimensões que se expressam de diferentes formas na vida social, política, cultural e econômica. Ou seja, a emancipação é construída por diferentes sujeitos sociais e constituída por vários elementos que lhe dão materialidade.

É com esse intuito que esta Revista abarca artigos, ou dimensões da emancipação, sistematizados por autores que têm a pesquisa e a socialização do conhecimento crítico como instrumentos que contribuem para o enfrentamento do desafio histórico de construção da emancipação.

A quinta edição de nossa revista traz importantes contribuições neste sentido: abrindo o debate temos a questão do desemprego no Brasil na década de 90, em especial o desemprego juvenil, com um artigo que é publicado em reconhecimento ao trabalho de uma pesquisadora que marcou presença entre nós debatendo o tema.

Discute a ação educativa do Serviço Social nas empresas privadas frente às modificações do mundo do trabalho; questiona os moldes de educação, cidadania e participação feminina no contexto contemporâneo; analisa a educação rural, no estado do Paraná, através da ação de seus atores e programas sociais como espaços possíveis de democratização e de desenvolvimento rural. Alerta para a necessidade de garantia e preservação dos faxinais (formas de organização camponesa e de agricultura familiar) possuidores de um patrimônio natural e cultural valiosos à contemporaneidade.

Traz um debate sobre direito cosmopolita, aproximando o pensamento clássico de Kant com o contemporâneo de Habermas. Na defesa do espaço público traz um importante debate sobre a democratização da comunicação, através das TVs comunitárias, uma sistematização sobre a conflituosa relação entre Estado e sociedade capitalista contemporânea e suas repercussões na esfera da proteção social, e ainda, reflexões sobre os desafios contemporâneos das administrações municipais populares; num balanço dos limites, possibilidades e resultados alcançados através de uma experiência de gestão municipal.

Recomenda à relação interdisciplinar entre as ciências sociais e a literatura, que o cientista social se transforme em poeta para “acompanhar o compasso da vida social”.

Também nesta edição, abre espaço para publicação de resumo ampliado de trabalho de conclusão de curso de graduação, como forma de incentivo a esta modalidade de trabalho acadêmico-científico, abordando o tema da organização das Associações de Moradores para a conquista das reivindicações populares.

Enfim, os artigos aqui publicados conferem materialidade ao eixo da Revista Emancipação, que enseja a pluralidade e a interdisciplinaridade de análise e de prática social, com destaque na defesa do espaço público democrático, do direito, da cidadania, da emancipação em suas várias dimensões.

 

Danuta E. Cantóia Luiz

Coordenadora da Revista

Downloads

Detalhes do artigo

Como Citar
LUIZ, D. E. C. Apresentação. Emancipação, Ponta Grossa - PR, Brasil., v. 5, n. 1, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/1079. Acesso em: 24 maio. 2025.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Danuta Estrufika Cantóia Luiz, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1985), especialização em prática profissional do Serviço Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1992) mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997) e doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual de Ponta Grossa - Curso de Serviço Social e Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas. Tem experiência na área de Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: prática profissional e rupturas moleculares; fundamentos teórico-metodológicos do Serviço Social;.emancipação social; cidadania; sociedade civil; movimentos sociais.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>