Políticas Públicas em Educação: a “lógica subalternizante” vigente na América Latina e seus reflexos na universidade brasileira
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo deste artigo é analisar como a “lógica subalternizante” implantada na América Latina, pelo ideário neoliberal, se refl ete no contexto específico da universidade brasileira. Percebe-se que há uma política internacional costurada, sobremaneira, pelos Bancos Multilaterais de Desenvolvimento, que reproduzem um crescente desnivelamento entre o centro e a periferia capitalistas. Neste sentido, o projeto neoliberal tem sido implementado como um importante instrumento de dominação política, social e ideológica, tendo como relevante “alvo” e, paradoxalmente, aliada, a política educacional.
Palavras-chave: Política educacional. Neoliberalismo. Universidade.
Abstract: This article purposes to analyze the Brazilian university in the context of subaltern politic Latin American. There is an international politic that increases disparity among nations. In this circumstance the educational policy has been utilized by the Neoliberalism as political, social and ideological domination mechanism.
Keywords: Educational policy. Neoliberalism. University.
Downloads
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR.
Referências
ANDERSON, P. Balanço do neoliberalismo. In: SAD-ER, E.; GENTILI, P. (Org.) Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o Estado Democrático. 6 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003. (9-23 p).
ANDRIOLI, A. I. As políticas educacionais no contexto do neoliberalismo. Revista Mensal,Ano 2, n. 13, Jun. 2002. Disponível em: <http://www.espacoacademico.com.br>. Acesso em: 03 set. 2002.
BELLONI, I. Função da Universidade: notas para refl e-xão. In: BRANDÃO, Z.; IANNI, O. (Org.) Universidade e Educação. Campinas: Papirus, 1992. (Coletânea C.B.E.). (71-86 p).
BIONDI, A., MOYSÉS, D. et. al., E aí, quem deve pa-gar o pato? Revista Caros Amigos,Ano 4, n. 61, abr. 2002. BOBBIO, N. Estado, governo e sociedade: uma teoria geral da política. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
BORÓN, A. A sociedade civil depois do dilúvio neolibe-ral. In: SADER, E.; GENTILI, P. (Org.) Pós-neolibera-lismo:as políticas sociais e o estado democrático. 6 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003. p.63-118.
INEP.Censo de Educação Superior 2002. Disponível em <http://www.ensinosuperior.inep.gov.br>. Acesso em: 23 maio 2004.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da Repú-blica Federativa do Brasil. 17 ed. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2001 (Manuais de Legislação Atlas).IBGE. Síntese de indicadores sociais 2002/ educa-ção. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br >. Acesso em: 13 jan. 2004.
CHAUI, M. A universidade operacional. Folha de São Paulo, São Paulo, 19 maio 1999.ENSINO SUPERIOR. Marilena Chauí critica universidade brasileira. O Povo, 09 jun. 2003. Disponível em: <http://www.noolhar.com/opovo/brasil>. Acesso em: 23 mar. 2004.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia:saberes ne-cessários à prática educativa. 24 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002. (Coleção Leitura).
FRIGOTTO, G. Educação e formação humana: ajuste neoconservador e alternativa democrática. In: GENTI-LI, P.; SILVA, T. T. (Org.) Neoliberalismo, qualidade total e educação: visões críticas. 8 ed. Petrópolis: Editora Vozes, 1999. p.31-92.
INSTITUIÇÃO PÚBLICA REGISTRA MAIOR PARTICIPAÇÃO. Folha OnLine - Brasil,19 Jan. 2004. Dispo-nível em: <http://www.folha.uol.com.br/>. Acesso em: 23 mar. 2004.MAGNANI, I. Ensino, pesquisa, extensão e a nova tipologia de ensino superior brasileiro. Disponível em <http://www.anped.org.br>. Acesso em: 03 abr. 2004.
MATIAS DOS SANTOS, V. A. Neoliberalismo, Educa-ção e Privatização. In: XIII ENCONTRO DE INICIA-ÇÃO CIENTÍFICA DA UECE. VIII SEMANA UNIVER-SITÁRIA – CIÊNCIA E CONSCIÊNCIA. Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2003. Disponível em: <http://www.propgpq.uece.br>. Acesso em: 01 nov. 2004.
MORAES, R. C. C. As incomparáveis virtudes do mer-cado – políticas sociais e padrões de atuação do Es-tado nos marcos do neoliberalismo. In: ZRAWCZYK, N.; CAMPOS, M. M.; HADDAD, S. (Org.) O cenário educacional latino-americano no limiar do século XXI – Reformas em debate. Campinas: Autores As-sociados, 2000. (Coleção Educação Contemporânea). p.13–42.
NOBRE, M. C. Q. Estados Keynesiano e Neoliberal: formas históricas do Estado capitalista no século XX.(Artigo mimeo)
OLIVEIRA, F. Neoliberalismo à brasileira. In: SADER, E.; GENTILI, P. (Org.) Pós-neoliberalismo:as políti-cas sociais e o Estado Democrático. 6 ed., São Pau-lo: Paz e Terra, 2003. p.24-28.
ROSEMBERG, F. Uma introdução ao estudo das orga-nizações multilaterais no campo educacional. In: ZRA-WCZYK, N.; CAMPOS, M. M.; HADDAD, S. (Org.) O cenário educacional latino-americano no limiar do século XXI – Reformas em debate. Campinas: Auto-res Associados, 2000. (Coleção Educação Contempo-rânea). p.63-93.
WANDERLEY, L. E. Espaço público e educação. In: ZRAWCZYK, N.; CAMPOS, M. M.; HADDAD, S. (Org.) Ocenário educacional latino-americano no limiar do século XX: reformas em debate. Campinas: Auto-res Associados, 2000. (Coleção Educação Contempo-rânea). p.43-62.