As bases psicológicas da educação brasileira e a formação docente no capitalismo contemporâneo

Conteúdo do artigo principal

Natasha Alves Correia Lima
http://orcid.org/0000-0002-9675-5381
Vera Cristina Rabelo Muniz
http://orcid.org/0000-0002-6332-2766
Ruth Maria de Paula Gonçalves

Resumo

O objetivo deste artigo é realizar o resgate e a reflexão das bases psicológicas da educação brasileira e da formação docente no capitalismo contemporâneo, tendo em vista que o apanhado histórico concernente à psicologia em sua démarche como ciência é de suma importância para compreender o papel da psicologia na educação. Para tal intento, nos apoiamos na onto-crítica-marxiana, referencial que nos permite desvelar as contradições e os determinantes do real. Os procedimentos metodológicos adotados estão pautados na pesquisa bibliográfica e documental. Observou-se que a institucionalização do saber psicológico na educação, como ferramenta de construção da subjetividade dos indivíduos, pretende postular-se como um saber neutro, porém, devemos ter ciência que nossas práticas sociais não são neutras, e sim, contraditórias, repletas de ideologias norteadoras das práxis educacionais. Reconhecemos que tanto a psicologia quanto a educação hegemônica atuam como instrumentos de reforma, contrários a prática revolucionária, única ferramenta real de transformação social.


 

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Detalhes do artigo

Como Citar
LIMA, N. A. C.; MUNIZ, V. C. R.; GONÇALVES, R. M. de P. As bases psicológicas da educação brasileira e a formação docente no capitalismo contemporâneo. Emancipação, Ponta Grossa - PR, Brasil., v. 20, p. 1–16, 2020. DOI: 10.5212/Emancipacao.v.20.2013014.006. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/12391. Acesso em: 4 nov. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Natasha Alves Correia Lima, Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduada no curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará. E-mail: natasha_acl@yahoo.com.br.

Vera Cristina Rabelo Muniz, Universidade Estadual do Ceará

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará - PPGE/UECE (2018). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2015). e-mail: veracristina.rabelo@hotmail.com.

Ruth Maria de Paula Gonçalves, Universidade Estadual do Ceará

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora do Curso de Psicologia da UECE e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). E-mail: depaularuth@gmail.com.

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